Como Organizar Sua Casa com Dicas Práticas para um Lar Mais Aconchegante e Limpo
Você aprenderá alguns macetes para facilitar essa tarefa, que por vezes pode parecer meio árdua: organizar e limpar a casa. Faça conforme seu ritmo e adapte à sua realidade.
-
Recolha todos os itens que não pertencem àquele ambiente: brinquedos das crianças na sala, roupas espalhadas pela casa, cabos e fios também são clássicos da bagunça do nosso dia a dia. Enfim, tudo que estiver no lugar errado, coloque em um cesto e guarde para no fim da arrumação devolver aos seus devidos lugares.
-
Jogue fora a papelada espalhada pela casa: contas antigas, papéis de anotações que não precisa mais. Tudo isso vai se acumulando com o tempo e eu sei que aí na sua casa tem uma pilha desses papéis que só de olhar já bate um leve desespero em você, rs.
-
Organize a entrada da sua casa: coloque um chaveiro próximo à porta, isso ajuda a encontrar as chaves naquela hora de sair com pressa de casa. Uma ótima ideia é um cesto perto da passagem de entrada e saída; facilita nas miudezas que carregamos às vezes. Se tiver espaço, coloque algo para apoiar os sapatos, assim eles não levam as sujeiras para dentro de casa e te facilita na hora de limpar tudo.
-
Sabe aquelas taças e copos que não couberam no armário da cozinha? Você pode usar parte da decoração, colocando-os em uma bandeja. Fica super legal e versátil, além de elegante.
-
Aprenda novos hábitos: se você tem aquela mania de comer na sala, fazer um lanche ou até um pequeno happy hour na sala, lembre-se de arrumar tudo no mesmo dia, levando os pratos e copos para a pia e guardando o que não faz parte daquele local. Não acumule bagunça; pegou-guardou, sujou-limpou.
-
Caso você trabalhe ou estude em casa, deixe um pequeno local reservado somente para essas tarefas. Nada de levar o computador para a mesa de jantar, hein! Planeje seu espaço com utensílios que auxiliem na organização, como porta-lápis para as canetas e demais acessórios, pastas e até caixas organizadoras pequenas.
-
Reduza a quantidade de papéis: percebeu que não usará? Já descarte. Não fique colecionando papéis; lembre-se da dica número 2. Aposte nas pastas para organizar o que realmente precisa guardar. Uma boa dica é colocar documentos de difícil uso (como título de eleitor, por exemplo) nesta pasta. Caso seja com divisórias, não esqueça de etiquetar cada uma; assim fica mais fácil na hora de procurar algum papel ou documento.
-
Como anda a organização do seu guarda-roupa? Uma boa alternativa para você que pensou: "está abarrotado de roupas e tudo revirado!" é a doação. Doe aquilo que não usa há algum tempo ou, se você quer praticar o desapego, pode determinar números de peças, como deixar apenas 6 calças jeans, 4 camisetas lisas, 5 estampadas e 6 blusinhas. A cada peça nova que entra, uma velha sai do armário para abrir espaço. Que tal praticar isso em vários nichos da sua casa? Use essa dica de MENOS é MAIS na sua cozinha e reduza a quantidade de louças ou com os brinquedos das crianças.
-
Ao tomar banho ou se trocar, não deixe as roupas em cima da cama, cadeira ou apoio que fica no quarto. Pegue o hábito de dobrar e guardar ou colocar para lavar na mesma hora em que tirou. Isso facilitará na hora da arrumação, porque dá uma baita trabalheira ficar recolhendo e dobrando roupas espalhadas pela casa, não é mesmo?
-
Faça um rodízio das roupas de cama, mesa e banho: quando for guardar a toalha de banho lavada, coloque-a no final da pilha, lá embaixo. Toda vez que for pegar outra, siga essa ordem. Assim você vai evitar que as roupas se amarelem, já que esse processo ocorre devido ao não-uso. Faça isso com as roupas de cama também. Outra opção é deixar os lençóis todos organizados com suas fronhas dentro; faça um rolinho com o lençol de elástico, as fronhas e o lençol de cobrir. Assim, quando for pegar, estará o conjunto completo e fácil de identificar.
-
Essas foram algumas dicas para organizar sua casa e deixar seu lar um lugar mais confortável e aconchegante. Não precisa fazer tudo de uma vez; separe dias da semana para cada coisa. Entre a organização, você pode ir intercalando com a limpeza, assim não sobrecarrega na hora de organizar ou limpar. Faça no seu ritmo e pense que está fazendo sua parte para um lar mais harmonioso. Divida as tarefas se puder, coloque as crianças para fazer pequenos afazeres; eles irão aprender a manter tudo mais limpo e organizado e assim vão ajudar a preservar, além de ensinar que a família toda é responsável por cuidar da casa!
-
Espero que tenham gostado e que pratiquem o máximo possível das dicas e até incluam outras, conforme sua rotina.
Amar é cuidar; cuide de você e do seu lar!